domingo, 16 de junho de 2013

Plano de aula: Números Reais

Disciplina: Matemática
Turma: 9º ano do Ensino Fundamental
Tempo pedagógico previsto: 8 horas/aula

Tema: Números Reais 
Conteúdos:
  • Conjuntos numéricos
  • Números irracionais
  • Potenciação e Radiciação em IR
  • Notação Científica
Objetivo Geral:
  • Contribuir para aquisição de conhecimento e habilidades matemáticas visando o desenvolvimento intelectual dos alunos e auxiliando na formação de cidadãos competentes.
Objetivos específicos:
  • Reconhecer números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais, bem como os conjuntos numéricos associados;
  • Escrever números racionais na forma de fração e na forma de decimal;
  • Representar números reais ou intervalos de IR na reta;
  • Efetuar cálculos simples com números escritos na notação científica;
  • Retomar as propriedades da potenciação e usá-las em pequenos cálculos;
Justificativa:
  • Mostrar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental os conceitos básicos sobre conjuntos dos Números Reais e Radiciação;
  • Ajudar o aluno a construir, desenvolver e aplicar idéias e conceitos sempre compreendendo e atribuindo significados ao que está fazendo, buscando selecionar a aplicação dos conteúdos a sua vida cotidiana.
Competências e Habilidades:
  • H01 – Reconhecer as diferentes representações de um número racional. (GI)
  • H03 – Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos. (GI)
  • H04 – Representar números reais geometricamente na reta numerada. (GI)
  • H09- Utilizar a notação científica como forma de representação adequada para números muito grandes ou muito pequenos. (GII)
  • H10 – Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação – expoentes inteiro e radiciação). (GII)
  • H15 – Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação. Divisão, potenciação e radiciação). (GIII)
Procedimentos Metodológicos:
  • Levantamento prévio dos alunos com perguntas investigadoras a respeito de onde podemos encontrar e utilizar frações.
Pesquisas: Surgimento dos números racionais utilizando narrativas como “O pirulito do pato” – Nilson José Machado, pois através das histórias podemos fazer alguns questionamentos orais que oportunizem o aluno não só a compreensão da história, mas os conceitos matemáticos envolvidos.
Essas atividades favorecem a construção dos conceitos formais de fração, porque o aluno, para desenvolvê-las, precisa refletir sobre suas ações e estabelecer relações entre parte/todo, todo/parte e parte/parte.
  • Situações problemas e socialização das resoluções.

Observação: Em certos casos, a simples leitura já traz frutos em termos de aprendizagem. Podemos também utilizar “O homem que calculava de Malba Tahan e a “Aritmética da Emília” de Monteiro Lobato. Não optando pela leitura integral de um determinado livro, destacando que trechos bem escolhidos podem, às vezes, ser muito mais proveitosos. 
  • Leitura sobre a origem dos números até chegar ao conjunto dos números reais.
 A origem histórica dos números racionais está intimamente ligada com fatos de natureza geométrica. Estes números são construídos a partir da necessidade de medir e de relacionar medidas. O conjunto dos números racionais constitui um sistema de numeração, no qual as operações de adição e multiplicação, assim como suas inversas, subtração e divisão estão bem definidas e possuem as mais importantes propriedades. No entanto, a extensão deste sistema é necessária, com o objetivo de obter um quadro claro da relação entre números e pontos de uma reta, desenvolvendo a noção de "completude", propriedade que o sistema dos racionais não tem. Construir a reta numerada completa implica construir um novo sistema numérico que inclui os racionais, como subsistema. O sistema inclui todas as razões entre quantidades geométricas - todos os valores que resultam de medidas - e muitos desses valores não são números racionais. À união dos números racionais com os irracionais, denominamos Conjunto dos Números Reais.
Recursos materiais e tecnológicos
  • Lápis e régua;
  • Caderno do professor e do aluno – SEE;
  • Livros didáticos e paradidáticos;
  • Jornais, panfletos e revistas em sala de aula;
  • Jogos e quebra- cabeças;
  • Calculadora;
  • Sala de multimídias para pesquisar e socializar os sites a respeito do tema trabalhado.
Avaliação
  • Avaliação contínua e formativa, aquela que o professor realiza no dia a dia com a classe por meio de múltiplos instrumentos e registros, observando participação de seus alunos diante das atividades propostas em sala de aula ou extraclasse, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem. 

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